sábado, julho 24, 2004

Ponto Triplo

Se chegou aqui à procura dos melhores sites de Química, eles agora estão no Ponto Triplo. Experimente.

Outras sugestões: Quick Picks e Learning Online Info.


quinta-feira, julho 15, 2004

FIM

Eis-nos no fim deste caminho. Hoje este blog chega ao seu término. Tendo sido criado para servir como complemento editorial da secção Links Recomendados do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, a sua existência deixa de fazer sentido a partir do momento que esta secção acabou (ou melhor, mudou para Química On-line, como vão poder verificar no link ali ao lado, quando a edição nº 93 estiver disponível). O que continua é o meu gosto por percorrer a Web à procura de sites interessantes. Por isso, a ideia de coleccionar os melhores sites de Química vai manter-se, desta vez como projecto pessoal, em www.pontotriplo.org.
Por fim, um agradecimento especial a todos os que enviaram sugestões e comentários e a todos os que foram visitando os Links Recomendados ao longo destes cinco meses. Muito obrigado.

quinta-feira, julho 08, 2004

Tchê-Química

Tchê-Química é um interessante site, da responsabilidade de 4 Químicos de Porto Alegre, Brasil. Muito bem estruturado, está dividido nas secções habitualmente encontradas (Química Analítica, Inorgânica, Orgânica, Quântica). Apresenta ainda um conjunto de biografias de cientistas notáveis, uma enorme colecção de experiências e uma útil secção de links. Existe ainda uma revista que pode ser consultada gratuitamente. O site é frequentemente actualizado pelo que se recomenda, para os mais interessados, uma atenção especial à secção Novidades ou, em alternativa, subscrever a respectiva newsletter.

Promoções da Wiley-VCH

A Wiley-VCH está a oferecer, temporariamente, acesso gratuito a artigos seleccionados do Chemistry - A European Journal e à base de dados Occupational Toxicants and MAK Values. O acesso faz-se através do portal Interscience podendo ser necessário um registo gratuito.

2 Blogs Portugueses muito interessantes

Para que serve um blog? Para os que têm dúvidas, eis dois bons exemplos de aplicação: Vizir, dedicado à comunicação entre um professor e os seus alunos e researchCafe.net, sobre tudo o que gira à volta da Investigação em Portugal.

quinta-feira, julho 01, 2004

Tabela de Nuclídeos

Para quem trabalha, ensina ou estuda, em Química Nuclear ou em Radioquímica, esta tabela dá muito jeito. Da responsabilidade de Jonghwa Chang do Korea Atomic Energy Research Institute, pode ser também encontrada no site do Rutherford Appleton Laboratory. Para quem pretender obter outro tipo de valores pode consultar as diversas bases de dados disponíveis no, excelente, Nuclear Data Center do Brookhaven National Laboratory.