sexta-feira, maio 28, 2004

Carteira de Conferências

A SPQ tem disponível uma Carteira de Conferências destinada ao ensino secundário. A lista das conferências, contendo o título, conferencista e respectivo contacto e público alvo, pode ser consultada no site da SPQ.

Today's Chemist at Work

Já foi aqui referida e talvez não tenha ficado claro: a Today's Chemist at Work é uma revista muito interessante e gratuita para quem a lê online.

quarta-feira, maio 26, 2004

ChemDAT - Lab Tools

O portal ChemDAT, da Merck, já foi recomendado no Boletim nº 88 a propósito da possibilidade de encontrar MSDS (Material Safety Data Sheet), para um grande número de compostos, escritas em Português. Desta vez, recomenda-se uma visita ao site Lab Tools, onde se encontra reunido um magnífico conjunto de tabelas, muito conveniente para quem trabalha no Laboratório.

terça-feira, maio 25, 2004

Musical Chemistry

O gosto pela Química manifesta-se de muitas formas. E já se sabe, gostos não se discutem!...

segunda-feira, maio 24, 2004

Webby Awards

Os Webby Awards são uma espécie de Oscars da Web e destinam-se a premiar os melhores sites em variadíssimas áreas. Em 2004, os premiados na secção de Ciência foram o Exploratorium e o já aqui recomendado HowStuffWorks.

domingo, maio 23, 2004

Discos voadores

Pode ler-se na Wired: alguém no Los Alamos National Laboratory perdeu um disco duro de um computador contendo informação confidencial. O pior é que já não é a primeira vez que acontece. Curiosamente, na referida notícia, uma fonte, devidamente identificada, critica fortemente a habitual desculpa usada pelos responsáveis: não é nada connosco, a culpa é do sistema!... Onde é que já ouvimos isto?

sábado, maio 22, 2004

John Gardiner - Teaching 2004

Mais um exemplo de um blog produzido por um professor para servir como complemento das suas aulas. John Gardiner, professor na UMIST, usa este espaço para colocar online informação relevante para os seus alunos.

Bestsellers

Para os apreciadores, aqui ficam as listas dos livros de Química mais vendidos na Amazon e na Barnes & Noble. Para comparar, vale a pena consultar os tops de vendas na Amazon inglesa, francesa (o nº 1 é de Física Quântica!...) e alemã.

Juventude eterna?

Uma nova família de antioxidantes, 100 vezes mais poderosos que a vitamina E, promete fazer furor no mundo dos cosméticos e suplementos nutricionais. A notícia está no Reactive Reports.

Science.gov 2.0

Pode ler-se no Open Access News que acaba de ser lançado a versão 2.0 do site Science.gov. Sendo praticamente um portal com um motor de pesquisa, permite aceder a informação contida em cerca de 47 milhões de páginas. Como exemplo, os resultados da pesquisa com o termo "chemistry" podem ser encontrados aqui e com "química" aqui.

quarta-feira, maio 19, 2004

Free Full-Text Journals in Chemistry

Uma utilíssima lista de revistas científicas da área de Química de acesso gratuito, complementada por uma secção em que são listadas as revistas que se encontram temporariamente com acesso livre.

Sugestão enviada por Filipa Melo, Biblioteca Central do INETI/CITI. O link acima faz parte da colecção disponível na Biblioteca Virtual de Química.

Vale a pena ler

O Ponto Media está cada vez melhor. Três referências a servir como amostra, para quem trabalha e estuda nas universidades, Químicos ou não:
1. Uma lista de blogs onde se discute a Universidade portuguesa.
2. O problema do plágio por parte dos estudantes, nas universidades.
3. Uma lista de recursos, especialmente indicados para professores universitários sobre avaliação.

terça-feira, maio 18, 2004

Scientists and Discovery

Scientists and Discovery é um site da responsabilidade do Museu Victoria da Austrália e aborda uma interessante série de temas como químicos presentes nos alimentos, reacções do dia a dia, ADN, radioactividade. Estes tópicos são ainda complementados com breves notas biográficas de alguns cientistas.

The Bentley Collection

Uma belíssima colecção de fotografias de cristais de gelo. Para além das fotografias, recomenda-se uma visita atenta aos diversos links sugeridos.

segunda-feira, maio 17, 2004

Rolf Claessen's Chemistry Index

Um directório de Química muito interessante, da responsabilidade do alemão Rolf Claessen, já um "veterano" na compilação de sites de Química. O autor está a testar uma nova interface que pode ser visitada aqui.

Adeus Quioto

Uma notícia muito perturbadora no serviço de Última Hora do PÚBLICO: de acordo com a Academia das Ciências de Moscovo, o Protocolo de Quioto para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa não tem fundamentação científica e não é eficaz para cumprir os seus objectivos, pelo que aconselham o Presidente da Rússia a não o ratificar!

quinta-feira, maio 13, 2004

The Why Files

Um serviço que procura explicar a ciência por trás das notícias.

E agora, algo ainda mais, digamos, excêntrico...

... ou apenas uma espécie de sexto sentido.

E agora, algo completamente diferente...

... ou nem tanto: Let's talk about chemistry.

quarta-feira, maio 12, 2004

Obrigado II

Um agradecimento também a todos os que se referiram a este blog, ou o incluíram na sua lista de links: Atmosfera, B2OB, Lapis de cor, Pequenas Histórias, sono consciente e Vizir. Se me esqueci de alguém, por favor, avisem-me.

Que leveza!...

No Chemistry: Blog pode ler-se que o sólido mais leve (ou menos denso) do mundo é constituído por 99.8% de ar e 0.2% de dióxido de silício, apresentando uma massa volúmica de 1.9 mg/cm3! Vale a pena ler. Aquele valor dá mesmo direito a uma referência no Guinness Book of Records.

terça-feira, maio 11, 2004

Chemical and Other Safety Information

Uma página com informação seleccionada sobre segurança para laboratórios de Química feita a pensar nos membros do Physical and Theoretical Chemistry Laboratory at Oxford mas que pode ser usada por todos.

Anda à procura de experiências para impressionar os seus alunos?

Então experimente dar uma vista de olhos aqui ou aqui.

sábado, maio 08, 2004

Obrigado

Como é que se agradece um texto assim? Simplesmente, obrigado. Ainda para mais num blog, Ponto Media, magnífico, recomendado desde a primeira hora, ali na coluna da direita.

quinta-feira, maio 06, 2004

ADN que caminha

Ainda nos domínios da nanotecnologia: no serviço online BBC News pode ler-se que cientistas criaram um robot microscópico usando ADN. Fascinante.

Nanotechnology News For The Chemical World

Mais um site sobre nanotecnologia.

terça-feira, maio 04, 2004

Bases de dados & software

Links para 52 bases de dados e 182 links para software. Uma bela colecção.

domingo, maio 02, 2004

Marian Koshland Science Museum

Peter Suber, no seu blog Open Access News, já aqui referido, chama a atenção para um novo Museu de Ciência, o Marian Koshland Science Museum, que apresenta a particularidade de as suas exposições serem baseadas em resultados de investigação, no âmbito da National Academy of Sciences, que se encontram disponíveis em acesso livre. Aliás, nas exposições disponíveis via Web podem ser encontradas referências e links para estes textos. Especialmente recomendada é a belíssima exposição sobre ADN, Putting DNA to Work. Quem pretender aceder ao texto completo do post, pode fazê-lo aqui.

COSMAS

COSMAS (acrónimo para chemoinformatics, ontology and statistical mining aggregation site) é um blog com uma temática bem definida: tudo o que se relacione com a utilização da informática, em sentido lato, em Química (quimioinformática; várias definições, em inglês, aqui). Com uma escolha de cores algo discutível, apresenta links e notícias muito úteis para os interessados nesta área.

Hidrogênio

O blog Hidrogênio é, segundo o autor, dedicado a estudantes de Ciências exactas e aos interessados em Química. Escrito em português do Brasil, para além de apresentar links para vários sites permite a todos os interessados o envio de sugestões e textos, relacionados com tema, para publicação.